Encontro reuniu órgãos federais, estaduais e municipais para fortalecer a transparência e a efetividade na aplicação dos recursos da educação pública.
No último dia 29 de setembro, o auditório da Escola Maria de Lourdes Brasil, em Portel (PA), foi palco de uma formação estratégica voltada ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e suas ações integradas. Promovido pelo CECAMPE Norte em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o evento reuniu representantes do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Pará (GAEPE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Educação (MEC).
A formação marcou o início de um ciclo de capacitações voltadas aos Conselhos Escolares da sede e da zona rural do município. O foco principal está no aprimoramento das práticas de planejamento, execução e fiscalização dos recursos públicos destinados diretamente às escolas por meio do PDDE.
O secretário municipal de Educação, Elias Saraiva, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da gestão educacional:
"Um importante momento de formação para os Conselhos Escolares do município de Portel. Fico muito feliz porque estão presentes muitos conselhos do campo e da cidade. É o governo municipal fortalecendo a participação de todos e proporcionando uma educação de qualidade, principalmente para aqueles que mais precisam", afirmou.
A conselheira Elisângela Vasconcelos também avaliou positivamente a formação:
"Estamos recebendo orientação e formação para executar corretamente os recursos oriundos do Governo Federal, voltados para as nossas crianças. Esse é um momento ímpar para a educação no município de Portel."
O coordenador do CECAMPE Norte, Eriston Pereira Ramos, reforçou o papel do encontro:
"Essa é uma parceria do FNDE, MEC, CECAMPE e TCM para garantir que os recursos do PDDE Básico cheguem às escolas e sejam aplicados com eficiência e eficácia, beneficiando a infraestrutura, as práticas pedagógicas e, principalmente, o nosso alunado."
A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a qualificação dos agentes escolares e com a promoção de uma educação pública mais democrática, transparente e eficiente.